Metáforas da Lu

Metáforas são construções em frases ou histórias,para quando se quer passar um aprendizado a uma criança, valores humanos a uma empresa ou até mesmo, vivências positivas para um lar!

Por ser uma linguagem lúdica, atende a crianças e a adultos!

Por exemplo - Os grande mestres pregavam por metáforas ou parábolas:

Buda

"Se apertares esta corda demais, ela arrebenta;
e se a deixares solta demais, ela não toca."
(clique aqui e veja a parábola por inteiro)

Jesus

Mestre, Explica-nos a parábola do joio do campo.

Mateus 13:37 E ele respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem;

Mateus 13:38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;

Mateus 13:39 o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos.

Mateus 13:40 Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século.

Mateus 13:41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade

Mateus 13:42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.

Mateus 13:43 Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.


Agora algumas metáforas minhas , para vocês!


Manual do Coração





1.Trate-o com muito carinho

2.Guarde nele, apenas coisas boas! Mas saiba que as outras coisas também o torna forte!

3.As vezes é preciso fazer-lhe uma faxina, e começar tudo de novo, mas tudo bem.... ele é RESILIENTE!

(Você sabe o que é isso? Se ainda não...procure no dicionário!!! Rsrs)

4.Dê sempre um pedacinho dele a alguém....

Precaução: Não espere receber de volta ... isso vem no tempo certo!

Alimento: o SORRISO, quanto mais doar, mais cheio de vida ele fica!



Um Anjinho e a Nuvem da Alegria




Foi então, que além das nuvens mais branquinhas e fofinhas que seus pés pudessem tocar, que viu–se um grupo de anjinhos!

Todos alegres, cantando, fazendo piruetas, brincando de roda, fazendo bolas de nuvem, como se fossem grandes travesseiros fofinhos de algodão, que atiravam uns aos outros !

Havia muita paz, alegria e bom humor naquele lugar! Vinham anjinhos de todas as nuvens!
Todos com aquele ar maroto, eram leves e podiam voar de uma nuvem a outra, mesmo que fossem as mais distantes !
Eis que, passando por perto, uma gaivota avista ao longe, no final da tarde um anjinho que não conseguia voar, ele não flutuava como os outros e não conseguia ultrapassar os portões para a nuvem da Alegria.

No dia seguinte, a gaivota voltou e viu que aquele anjinho estava naquele mesmo lugar e permanecia só olhando para tudo aquilo e pensando: “Eles fecharam os portões para mim, eles me excluíram apenas porque não flutuo como eles.”

Até que a gaivota se aproximou e perguntou:
“Desde quando você esta aí, anjinho ?”
Ele disse: “Já deve fazer uns dez anos que fico aqui esperando para que alguém venha abrir o portão para mim...”
E a gaivota continuou...
“O que você tem feito para abrir o portão ?”

Ele disse: “Eles voam, então não precisam abrir o portão para ultrapassar, mas eu não consigo voar!

Mas só se pode ultrapassar o portão, voando ? - questionou a gaivota!
“Que outra maneira poderia abri-lo?”

“Mas tem uma corrente com cadeado.” Retrucou o anjo...em tom de pessimismo...

O que faz você achar então, que este cadeado está trancando,se nunca tentou abrir ? argumentou a Gaivota.

“AAh, eu nunca tentei abri-lo...porque sempre achei que eles não queriam que eu entrasse.”

E quem você acha que deve te levar a nuvem da Alegria ?

E ao dar um sorriso, o Anjinho começou a tornar-se mais alegre e mais leve, quando percebeu que era capaz e que só dependia dele mesmo tentar!

E quando levantou o braço para abrir o cadeado, percebeu que este nunca estivera trancado!

E assim, uma linda luz que vinha do alto o iluminou ainda mais, e ele foi ficando cada vez mais leve, ao passo que os pensamentos de que ele era excluído, de que merecia ser triste, foram indo embora e dando espaço a leveza que existia quando ele se percebia capaz, que tinha o poder de transpor todos os portões, apenas por acreditar!

E começou a flutuar como todos os anjinhos!

E ele então agradeceu a linda gaivota, que mais uma vez disse: mas não fiz nada, eu apenas conversei com sua força interior, que estava adormecida, inebriada pelos seus pensamentos ruins!

Quando eles foram embora, só ficou o que era bom, dando-lhe o poder de abrir todos os portões!

E a leveza dos pensamentos nos faz voar, flutuar, a propósito, como acha que eu, uma simples gaivota, pude chegar aqui, tão alto!




O Sultão e a Princesa dos Alpes



Viajando por terras bem distantes, certo dia, às margens de uma lagoa, o jovem sultão banhava-se tranquilamente . Até que, olhando ao longe, avistou uma luz intensa e ao mesmo tempo sutil, mergulhou naquela límpida água e atravessou a lagoa em direção a tal brilho. Chegando mais próximo avistou uma jovem, envolta em tecidos de seda e num véu de maciez inigualável.
Haviam outras mulheres naquele local, mas ele pensou: Será que enfim encontrei a quem a tanto tempo procurava?
Distraída entre o rebanho de ovelhas, a Princesa nem reparou a chegada do Sultão, que chamou -a atenção, através de um canto, como um mantra, que ecoava em sincronia com os ventos....
Ela então despertou para o som, que não sabia de onde vinha, mas que a trazia harmonia, tranqüilidade e aconchego....
Ela começou a caminhar entre a plantação de rosas, das cores mais variadas, seguindo aquele som, e seguindo o aroma cada vez mais intenso ....
Eis então que ela avista o mais belo sorriso que já havia visto então. O Sultão estende suas mãos e diz:
- Vens comigo? Confias em mim? Se estiveres comigo, a cada dia, estarei com você e te protegerei por toda a eternidade!
A princesa então, correu para o Sultão... começaram a caminhar juntos...por lindos jardins, lindas florestas, porém também passaram por terrenos tortuosos e por caminhos cheios de obstáculos! Mas a cada dia, as dificuldades se tornavam menores, já que a força dos dois juntos era cada vez maior,do que a força que cada um tinha quando estava sozinho, juntos eles promoviam uma luz intensa, que tornavam o mundo mais belo!
Um dia, em meio a tanta felicidade.... estavam caminhando, de vestes leves, brancas, de puro algodão, em meio a um sol sereno de primavera, quando a princesa por alguns segundos, sentiu um medo... tomando conta de si, um medo de continuar naquela caminhada, até que coloca suas mãos em seu coração e sem notar de onde tinha vindo, percebe-se ferida por um punhal....e estava sangrando muito.... e também percebe tudo enfraquecer, e desfalece sobre os braços de seu amado....
E em questão de segundos, acorda em uma sala branca, com uma parede de vidro, onde pode ver a cena de seu próprio corpo desfalecido sobre os braços do Sultão... vendo-o chorar muito, ela em desespero, não conseguia voltar até lá....
Estava presa em um outro mundo.... Sem opções, continuou seus dias sabendo daquele momento e com uma certa dor que sentia no corpo novo, no entanto, não conseguia saber como voltar até lá para reparar aquela dor intensa!
Após dias de angústia, um anjo , com uma voz suave e acolhedora disse:
No dia em que a tristeza for muito maior e a dor naquele coração ferido for tão intensa, que lhe faça ter a sensação do dia em que recebera o golpe de punhal, abrirá-se um portal e você poderá voltar àquele momento!
E dias se passaram ...até que... uma dor imensa aconteceu ,num dia em que seu coração sentiu como se tivesse recebido novamente uma apunhalada ... E um imenso portal negro se abriu, uma mancha que a princípio era negra, porém a cada passo que ela percorria em sua direção, o caminho tornava-se azul, um azul muito brilhante, que foi passando para uma cor plena e branca, até que percebeu-se novamente deitada no colo do Sultão, sangrando...e sentindo novamente sua vida por um fio... Havia voltado ao momento!
E o anjo disse: tudo irá depender do que você acreditar agora! Se acreditar que está só....morrerá e não voltará nunca mais àquele lugar tão lindo e com tantos sonhos de futuro, com filhos, um lindo castelo, ovelhas e mares paradisíacos. No entanto, se acreditar neste amor, se acreditar no que ele disse à primeira vista: “Vens comigo? Confias em mim? Se estiveres comigo, a cada dia, estarei com você e te protegerei por toda a eternidade!”, aí então, uma benção recairá sobre os dois.
E ela uniu todas as suas forças, e pedindo a Deus, com a maior expressão de fé que já havia tido até então, disse com toda a intensidade e alinhada com o Universo:
“EEEEEEEEEU ACREDITOOOOOOOOO....... EEEEU CONFIOOOOOOOOOOO!!!!!!!!”
E como uma ordem ao Universo ,uma nova história se delineou: o Sultão rasgou sua coxa esquerda, tirando um pedaço de sua artéria para reconstituir o coração da amada, feito isso, costurou sua perna e o coração da princesa, com fios de cabelo, longos e dourados dela mesma.
Eles não tinham percebido que além do milagre de restabelecer a ela, a vida, havia então um pedaço dele para sempre no coração dela e portanto, a cada dia que a princesa cuidasse de seu coração, com amor, carinho e respeito, a cada dia o Sultão também caminharia melhor, já que junto com o coração dela, haviam um pedaço dele que também se curava , mesmo estando no peito dela!
Lu Keskissian




Meditar é esvaziar para receber



Na aldeia mais distante, na mais profunda floresta, existia uma comunidade de lindos ursos de pelagem dourada e macia.

Esta possuía anciãos, que cuidavam para que jamais outras espécies de ursos adentrassem seu território, já que este era preservado a ter sempre a mesma raça, de código genético, segundo eles, superior. Achavam que eram preenchido por saúde, vigor físico, inteligência, beleza e prosperidade, por conta de uma árvore que somente era cultivada neste lado da mata.
Esta garantia a alimentação da aldeia, dava a madeira para aquecer o inverno e por ser de crescimento rápido, não havia risco de extinção, mesmo com o aumento da população.

No entanto, eram todos iguais, só era possível saber a diferença, pelas suas atitudes e comportamentos.

Havia um dos ursos mais jovens, que sempre se isolava.Ele se chamava Sophos e dizia que ouvia o vento e conversava com as estrelas.E que as vezes necessitava se afastar da multidão.

E então, todos diziam: “O que será que este urso pretende? Por que sempre faz coisas diferentes das do que os anciãos ensinaram ?

Por que ele prefere estar só, qual será o motivo desta atitude, onde ele pretende chegar com isso ?

Muitas vezes, Sophos sentia uma certa tristeza com os julgamentos e comentários equivocados sobre ele, mas sabia que a cada momento que ele encontrava com seu grande amigo - “O Silêncio”,
mais ele "escutava" os anciãos do universo, aqueles a quem os outros integrantes da aldeia não conseguiam “captar” , pois estavam muito ocupados em falar da vida uns dos outros, de criticar regras ou de reafirmar os conceitos pré-estabelecidos, brigando por leis e não por seus integrantes.

Eis que numa manhã, da mais linda primavera, uma gota de orvalho caiu sobre Sophos, e esta dizia que o mais rigoroso inverno chegaria no próximo ano e que para manter a aldeia era necessário deixar entrar outras espécies de urso.

E Sophos foi dar o recado a todos dali, que começaram a rir.

Eles acharam que além dele ficar calado, distante: “Agora está ouvindo vozes ? Será que está enlouquecendo?” diziam sobre Sophos.

Foi então que Sophos resolveu ir embora.

Em sua jornada, conheceu Sophia, a ursa mais bela e meiga que já conhecera e acabou ficando por lá.

Quando chegou o inverno, veio junto, uma terrível doença que estava exterminando a aldeia e ninguém de lá encontrava a cura, até que um dos ursinhos que tinha visto Sophos ir embora, foi atrás dele para pedir ajuda.

Depois de ouvir a história, Sophos disse:

“Eu avisei e vocês não acreditaram em mim, agora não sei o que fazer.”

E sua esposa ursa disse: “Eu tenho a cura desta doença! A receita deste xarope, é guardada a séculos pelos meus ancestrais, que sabiam que só seria usado no momento certo, da união das aldeias!

E assim, além de salvarem todas as vidas, ainda reuniram as aldeias.

E quando perguntaram como ele sabia de tudo que ia acontecer, ele disse:


Apenas esvaziem suas mentes e seus ouvidos funcionarão melhor!


E quando receber o chamado, não espere que te reconheçam, apenas faça a sua parte e a verdade se revelará no momento certo!

By Lu K.